“A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho.”




terça-feira, 3 de abril de 2012

SOBRE OGUM (Umbanda)

Falar de Ogum para o Umbandista é fácil. Não que os outros Orixás sejam difíceis de se falar, mas quando o “assunto” é Ogum, torna-se mais fácil explicar e compreender, ainda que não saibamos e compreendamos nada sobre Orixás.

Isso se dá porque Ogum geralmente é o primeiro a quem o fiel recorre em seus problemas, suas aflições, suas necessidades.

Geralmente é em Pai Ogum que o umbandista em geral, tanto o que atua como médium em uma Casa como aquele que busca a sua força em um Terreiro de Umbanda, deposita às vezes suas últimas esperanças em torno dos assuntos profissionais, embates, empreitadas difíceis e consideradas quase inalcançáveis, inatingíveis.

Não que Ogum seja superior a força de nosso Pai Maior, Oxalá, representado em nossa Umbanda por Nosso Senhor Jesus Cristo, mas, assim como Oxalá, Ogum também é força, é misericórdia, é socorro. Ogum frenteiro nos terreiros, guardião protetor....OGUM IÊ.

Ao nosso glorioso “General de Umbanda”, como carinhosamente nos dirigimos a este Orixá, reverenciamos com todo o respeito, devoção e carinho àquele que vem a ser a nossa força protetora de todos os dias. Aquele que com sua espada e lança nas mãos nos ajuda e nos empresta a sua força e determinação. Aquele que não nos deixa nos momentos de perigo, aquele que nos envolve em sua capa protetora, cercada de vigor e pujança.

A nosso Pai Ogum louvamos e pedimos sua bênção. Especialmente no mês de abril, quando para nós a força é mais intensa e presente nos terreiros, nos lares, na vida.

Salve quinta-feira, dia de Pai Ogum! Salve dia 23 de abril ! Saravá Cavaleiro de Umbanda, Seu Ogum vence demanda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário